Prefeitura de Alto Araguaia e Sesc iniciam atendimentos gratuitos de mamografia e papanicolau

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

“Fui bem atendida e fazer os exames aqui é bem melhor, porque evita de a gente ir para Rondonópolis. É uma maravilha”, comemora a aposentada Carmelita Angela de Arruda, a primeira paciente a ser atendida pelo mutirão de exames de mamografia e papanicolau.  A ação iniciada nesta quarta-feira (19) é uma parceria da Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) com o Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (SESC-MT).

Equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta de preventivo, a unidade móvel e profissionais devem permanecer no município durante 60 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 500 mulheres de Alto Araguaia de 40 a 69 anos já estão pré-agendadas. Cidades vizinhas também serão contempladas com a iniciativa do município araguaiense.

Durante o início dos atendimentos, o prefeito Gustavo Melo reforçou que a prevenção é essencial para o cuidado da saúde. Segundo o gestor, a iniciativa zera a fila de espera na regulação e garante qualidade de vida. “É um dia muito importante pela possibilidade de diagnóstico precoce e tratamento de doenças relacionados à saúde da mulher. Algo que nunca foi realizado desta forma no município. Agradeço toda equipe de saúde e ao presidente da Fecomércio, José Venceslau, pela parceria”, ressalta.

Considerado um exame de difícil acesso dado ao custo, a coordenadora de saúde do Sesc, Mônica Latorraca, destaca a importância da ação. “Conseguir trazer estes atendimentos para municípios mais distantes da capital é uma satisfação, pois atingimos a baixa vulnerabilidade do Estado. Este é o nosso papel, ofertar atendimento àquelas que não tem condições de fazer o citopatológico”, pontua.

A dona de casa Doracilda Ferreira conta que há três anos não realizava exames ginecológicos e elogiou a iniciativa. “Gostei demais, um atendimento muito bom. Este exame aqui é excelente, pois se não tivesse aqui teríamos que ir para Cuiabá ou Rondonópolis e fica mais difícil, já aqui é muito bom”, frisa.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo de útero é o tipo de câncer mais letal entre as mulheres brasileiras na faixa etária de 15 a 44 anos. Já a mamografia, identifica irregularidades nos tecidos da mama antes mesmo dos primeiros sintomas, sendo o melhor procedimento de detecção precoce do câncer de mama atualmente.

ATENDIMENTOS

Para o agendamento dos exames, as interessadas devem realizar o cadastro na unidade móvel, anexo à Unidade Básica de Saúde Celso Siqueira França, no Centro, ou na Secretaria Municipal de Saúde. É necessário apresentar cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de endereço.